calcular páginas

Como calcular o número de páginas de um periódico?

Para realizar um projeto gráfico, é muito importante saber como calcular o número de páginas totais do seu impresso. Primeiro, é essencial saber que o termo “página” corresponde a cada face do papel capaz de receber impressão. Podemos dizer que cada lado de uma folha tem uma página, ou seja, duas páginas por folha (frente e …

Como calcular o número de páginas de um periódico? Leia mais »

Para realizar um projeto gráfico, é muito importante saber como calcular o número de páginas totais do seu impresso.

Primeiro, é essencial saber que o termo “página” corresponde a cada face do papel capaz de receber impressão. Podemos dizer que cada lado de uma folha tem uma página, ou seja, duas páginas por folha (frente e verso). Se o material possuir 20 páginas, ele terá 10 folhas e vice-versa.

É preciso ordená-las de forma correta para que tenham o melhor aproveitamento de papel possível e que formem o impresso. Isto, depois de serem dobradas e grampeadas ou coladas. Sendo assim, uma publicação será sempre composta, necessariamente, por um número de páginas múltiplo de 4 (4, 8, 12, 16, 20…).

Para calcular o número de páginas quando a folha for impressa e suas páginas coladas para a lombada de um livro, por exemplo, o resultado ficará assim: 2 (capa), 3 (miolo), 4 (miolo) e 1 (quarta capa, página final da publicação).

Se as páginas não forem múltiplo de 4, a conta não fecha: uma das páginas ficaria em branco. O que não é recomendado para um projeto gráfico.

As revistas, apostilas e livros, do ponto de vista gráfico, são tecnicamente o mesmo produto. Mas possuem algumas especificações diferentes e podem ter variações de acordo com cada projeto.

Revista

Parte externa:

– Capa (primeira página da revista), e no verso, pós-capa (segunda página da revista, geralmente com mais propaganda);

– Quarta capa (página final da revista, geralmente com propaganda).

Parte interna:

– Sumário (lista as páginas na ordem em que elas aparecem) e Editorial ou texto do colunista (com carga opinativa);

– Miolo (conteúdo composto por matérias e propagandas em páginas simples ou páginas duplas);

– Penúltima (página antes da quarta capa, geralmente com texto do colunista ou propaganda);

Apostila

Parte externa:

– Capa (primeira página da apostila);

– Quarta capa (página final da apostila).

Parte interna:

– Folha de rosto (vem logo após a primeira página e contém todos os dados que caracterizam a edição). Contém o nome da editora, ficha catalográfica e informações de direito autoral;

– Dedicatória e agradecimentos (texto curto escrito pelo autor para homenagear alguém);

– Prefácio ou apresentação (texto com considerações a respeito da obra, escrito pelo próprio autor ou por um convidado);

– Sumário (lista os capítulos da apostila, na ordem em que eles aparecem);

– Miolo (texto com ou sem capítulos).

Livro:

Parte externa:

– Capa (primeira página do livro);

– Quarta capa (página final do livro que consta a sinopse);

– Lombada (é a parte que liga todas as folhas do livro e dá sustentação ao material). Onde também deve constar o nome do livro, nome do autor e o logo da editora);

– Primeira orelha (geralmente contém um pequeno texto, onde o tema da obra é mais aprofundado);

– Segunda orelha (consta um pequeno texto sobre o autor da obra).

Parte interna:

– Folha de rosto (vem logo após a primeira página e contém todos os dados que caracterizam a edição). Contém o nome da editora, ficha catalográfica e informações de direito autoral);

– Dedicatória e agradecimentos (texto curto escrito pelo autor para homenagear alguém);

– Prefácio ou apresentação (texto com considerações a respeito da obra, escrito pelo próprio autor ou por um convidado);

– Sumário (lista os capítulos de um livro, na ordem em que eles aparecem);

– Miolo (texto com ou sem capítulos);

Um livro pode conter ainda: posfácio, apêndice, anexo, glossário, bibliografia e colofão (informações técnicas como ano da impressão, nome das pessoas que trabalharam na edição da obra, papel e a tipografia utilizados).

A importância de montar um boneco

O boneco ou prova de impressão é usado para identificar e prevenir falhas. Erros que não foram ou não poderiam ser identificados sem a geração de um “protótipo”. Com esse teste para calcular o número de páginas, você tem a chance de assegurar maior assertividade do cálculo.

Comprometimento, beleza e qualidade

Quanto melhor for a qualidade do material impresso, maior será a visibilidade e referência. Resultando na eficácia da retenção do conteúdo. Uma instituição com bom atendimento e materiais didáticos diferenciados, sai na frente.

Pensando nisso, a Zit Gráfica acompanha as inovações tecnológicas e tendências mundiais do setor. Compromete-se com a excelência na impressão de revistas, apostilas e livros, tendo profissionais especializados no desenvolvimento do seu projeto gráfico. Acesse: https://www.zitgrafica.com.br e https://www.instagram.com/zitgrafica e saiba mais.